kmklmkl

kmklmkl
Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012


Parábola das Dez Virgens

“ENTÃO o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas… “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir”.
A parábola das dez virgens se passa num cenário de um casamento oriental, onde os convidados deveriam esperar pelo noivo junto à casa da noiva.
As dez virgens, nesta parábola, simbolizam os cristãos que procuram guardar-se das corrupções do mundo. Mas, há virgens e virgens; isto é, cristãos e cristãos.
As loucas; Jesus as chamou assim para mostrar o descuido e o despreparo para a chegada do noivo. Elas representam os cristãos que vivem descuidados com sua vida espiritual, não oram, Rm 12.12 e 1 Tes 5.17 ; não lêem a Bíblia,  2 Tm 3.15-17 . Não evangelizam e nem tem amor ao próximo; Mt 28.19,20 e Rm 12.10 .
Esses cristãos não se preocupam em agradar a Deus , em ser cheios do Espírito Santo. Ef 5.18 e  1tes 5.19.
As prudentes; estavam apercebidas, preocupadas em se preparar, elas tinham azeite nas botijas – não basta só aparência, o interior tem que ter azeite ( Espírito Santo ) Mt 5.15,16  e     1Sm 16.7  – elas eram sinceras , santificavam as suas vidas , eram vigilantes ( cuidadosas , atentas ) nosso maior    objetivo é a salvação, onde estaremos para sempre com o Senhor  Rm 13.13 e  Fl 3.13,14.
O azeite das virgens prudentes não é compartilhado com as virgens loucas, uma vez que o relacionamento com Deus é pessoal e depende do nível de busca de cada um. Este item não pode ser obtido no último minuto.
Existe um tempo de espera onde a fé é provada. E só pode resistir a esse tempo quem tiver “quantidade suficiente” para manter sua lâmpada acesa.
Esta parábola ressalta o fato que todos os cristãos devem constantemente examinar sua vida espiritual, tendo em vista a vinda de Jesus num tempo desconhecido e inesperado. Devem perseverar na fé, para que uma vez chegados o dia e a hora , sejam levados pelo Senhor na sua volta .  Estar sem comunhão pessoal com o Senhor quando Ele voltar significa ser lançado fora da sua presença e do seu Reino. O cristão deve se manter sempre fiel à Palavra de Deus e sensível à influência do Espírito Santo. Buscar um relacionamento estreito com O Senhor Jesus e perseverar na espera pela sua volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Gosto do nosso blog ?